Pacientes

 

Fatores Prognósticos

Enviado dia 22/10/2012 às 23:19:45

 

     Quando é determinado que um nódulo é maligno, devemos entender outras características do tumor que serão imprescindíveis para guiar a escolha do tratamento e que também nos ajuda a prever o grau de agressividade tumoral. Essas características nos serão fornecidas através da ‘Imunohistoquímica’.

     Receptores Hormonais – A presença de receptores de estrógeno e/ou progesterona é característica, de uma forma geral, de tumores menos agressivos e que se beneficiarão de terapia hormonal (que irá bloquear ou diminuir a produção de estrógeno do organismo). Esses tumores serão considerados ‘hormonio-responsivos ou positivos’.

     Her2/neu – a superexpressão desse receptor confere uma maior agressividade tumoral, por outro lado identifica tumores que se beneficiarão  de terapias alvo-específicas (como o Trastuzumab) e que também respondem melhor a alguns tratamentos quimioterápicos. Esses tumores são considerados ‘Her2positivos’.

     ‘Triplo Negativo’ – a ausência de receptores de estrógeno, progesterona e Her2/neu confere a característica ao tumor de um ‘triplo negativo’. São tumores de uma maior agressividade e que apresentam excelente resposta à quimioterapia.

 
« Voltar
Oncomama - Oncologia Clínica

Caxias do Sul - RS
Rua Pinheiro Machado,2569- 3º andar
São Pelegrino - CEP: 95020-172


(54)3223.6107 | (54) 3221.1060
jbrollo@oncomama.com.br